Notícias e Artigos

Estudo encontra as principais mutações genéticas associadas ao câncer de próstata

De acordo com pesquisadores internacionais, mais de um em cada 10 homens com câncer de próstata avançado transporta um gene defeituoso, herdado de um progenitor. Um dos genes é o BRCA1, já ligado à mama e câncer de ovário.

O estudo, publicado na New England Journal of Medicine (NEJM) é o maior do tipo até o momento. Ele descobriu que uma proporção significativa desses homens nasceu com DNA mutante. Eles podem se beneficiar de tratamentos mais recentes com drogas que explorem o código genético danificado para localizar e matar as células cancerosas. 

Os pesquisadores do London?s Institute of Cancer Research utilizaram um teste de saliva para verificar o DNA dos 692 homens com câncerde próstata avançado que participaram do estudo. Cerca de 12% deles apresentaram mutações hereditárias no DNA, que poderia ser a causade seu câncer, segundo os especialistas. Acredita-se que a identificação de pacientes desta forma poderia melhorar o tratamento.

Os médicos teriam como opção oferecer drogas, tais como inibidores de PARP, a esses homens. Elas são eficazes em pacientes com certas mutações de reparo do DNA e estão mostrando atividade antitumoral importante em ensaios clínicos em curso. 

Pode ser muito cedo para recomendar a triagem de famílias inteiras para as mutações, mas conhecer as principais mutações genéticas poderá ser fundamental para definir o risco e o tratamento adequados para cada caso. Atualmente, definimos o risco de desenvolver o câncer apenas através do histórico familiar da doença, PSA e etnia.
O estudo poderá levar a novos ensaios que poderão definir melhor as estratégias de prevenção. Se o risco de desenvolver a doença for alto, então talvez esses homens poderiam considerar até remover a próstata antes da doença surgir.

Os médicos já realizam cirurgia preventiva semelhante para câncer de mama e de ovário, ligados aos genes BRCA. No entanto, para aplicar isso no câncer de próstata, são necessários mais estudos. 

No futuro, testando todos os homens com câncer de próstata avançado para estas mutações, podemos ajudar a selecionar os tratamentos mais eficazes para eles. Há muito trabalho a fazer no sentido de ver como isso poderia ser realizado na rotina  clínica, considerando as consequências para os homens e suas famílias.

A abordagem de sequenciamento de câncer, utilizada neste estudo, se tornará mais e mais relevante, tornando possível examinar rotineiramente todos os homens com câncer de próstata avançado para mutações hereditárias.

Fale Conosco

Nome: E-mail: Telefone:

Informações:

Rua Dona Adma Jafet, 50 Cj 74
Bela Vista - SP - Sao Paulo - 01308050

11 3257-5651 | Dr. Daher Chade - CRM: 105.209/SP

contato@chade.med.br